28/10/2021

HIDRATAÇÃO = SOBREVIVÊNCIA E SAÚDE

Notícia

Categoria Vida Saudável

“Quer dizer que, se eu me mantiver melhor hidratado tenho mais vitalidade do que desidratado?” Um sonoro SIM!

O funcionamento do organismo depende primordialmente de água, muitos sabem que 70% da composição corporal se resume em água, a regulação da temperatura corporal é feita por ela, a lubrificação das articulações, o transporte de nutrientes para as células, o melhor funcionamento do intestino para eliminar toxinas, o fluxo sanguíneo é prejudicado por sua falta, aumentando também a pressão sanguínea e exigindo mais do coração para o bombeamento de sangue, afinal, o funcionamento de todos os órgãos serão prejudicados e manter a saúde e a performance para a vida se tornará uma guerra se você estiver desidratado. Imaginem um cérebro sem água, terrível não? As sinapses sem duvida irão ocorrer com menos velocidade, os estímulos para os músculos também, isso irá deixar o corpo em alerta e a performance para pensar, reagir e raciocinar nos diversos âmbitos da vida também.

Não se engane ÁGUA é VIDA não só para peixes, mas em muitos outros aspectos.

COMO A SAÚDE SE MANTEM MELHOR COM ÁGUA?

Muitas vezes nos descuidamos da hidratação, bebemos água apenas quando temos sede, isso é um HÁBITO. Tendo em vista que a falta de informação também se torna um agravante, veja como ela atua no corpo.

A recomendação do Ministerio da Saude é que devemos consumir no mínimo dois litros de líquidos por dia. Os sucos, chás e frutas naturais também podem entrar na contagem, mas dê preferência à água pura, o benefício é muito maior, pois ela não tem outro componente interferindo na nossa saúde e absorção, como por exemplo os sucos, e chás, além do líquido, também ingerimos calorias, açúcares, e dependendo da saúde da pessoa, isso tem uma contraindicação.

Convenhamos, o mínimo recomendado ainda é bem ruim. Uma média aceitável seriam 3 litros por dia para a maioria dos adultos normais e 4 lts para pessoas ativas fisicamente. Não devemos pensar só em sobreviver, mas sim em viver bem!

Devemos redobrar a atenção na época da seca e em dias quentes. Apesar da recomendação mínima de dois litros, cada pessoa apresenta uma necessidade diferente de hidratação por dia. Existem alguns cálculos que se faz, que mostra, de acordo com a quantidade de energia gasta por dia, a necessidade individual por pessoa. Um exemplo, se uma pessoa que tem um gasto de 2.000 calorias por dia precisa de 1 ml de líquido por caloria, mas isso muda caso esse indivíduo faça um esforço físico maior, precisamos repor o líquido perdido com o suor.

Gestantes e mulheres que estão amamentando devem intensificar o consumo de água. “Durante a gestação, é indicada que a mulher ingira bastante liquido, pois ela tem um aumento da quantidade de sangue em circulação. A mesma coisa acontece durante a amamentação, ela precisa aumentar de líquido para melhorar a lactação..

Os Rins funcionam muito bem com água em abundância, eles filtram as toxinas e conta com a água para ajudar nesse processo, quanto menos água no organismo maior a probabilidade de sofrer com pedras nos rins, isso irá impedir também o aparecimento de problemas de infecções urinarias.


SINAIS DE HIDRATAÇÃO INSIFICIENTE

Alguns sinais aparecem no nosso corpo quando algo não está indo bem, e com a hidratação, tão vital, não é diferente, veja alguns sinais simples de serem verificados no dia a dia.

- Urina escura: A urina indica pela sua cor o nível de hidratação. Quanto mais transparente melhor

- Cansaço além do normal: A resistência, o cansaço e o estresse depende muito de como cada pessoa encara as situações da vida, mas um franco indicativo de falta de hidratação pode ser aquele cansaço além da conta sem mesmo ter sofrido estresse naquele dia. Fique atento

- Pele, boca e olhos secos: A pele é viva e as mucosas também, se estas regiões estão secas além da conta a hidratação esta insuficiente com certeza.

- Intestino preso: A água ajuda a amaciar o bolo fecal e facilitar a evacuação. Quando há prisão de ventre muito se deve a falta de hidratação do corpo.

- Dores de Cabeça: São sinais de que a hidratação pode estar insuficiente, analise sua hidratação em casos de grande jornada de trabalho ou estudos, ela pode estar passando em branco.

- Inchaço pelo corpo: Quanto menos água tomamos mais o corpo retém o pouco liquido que temos para maior controle quando necessitar, porém o inchaço aparece em membros inicialmente, mas pode ser percebido no rosto também.

-Dores articulares: As articulações absorvem os impactos que geramos ao nos movimentarmos, aquelas dores no joelho, ombros e quadril pode ser por falta de hidratação também, não só por desgaste. Aliás uma vida inteira com baixa hidratação leva a um maior desgaste.

Estas são só alguns dos problemas gerados pela falta de hidratação, sem dúvida esta lista não para de crescer se formos pesquisando mais, pois são muitos os sistemas dependentes de hidratação.

Coloque água no seu radiador varias vezes ao dia!

A dica que fica é, mantenha uma garrafa d’água sempre a mão independente de onde estiver, aceite água sempre que lhe oferecerem mesmo se não estiver com vontade e hoje existem até aplicativos para lembrar os esquecidos sobre as horas certas para beber água durante o dia.

Por Ulisses Rodrigues
Especialista em movimento humano

@ulisses.rodriguess

O Ministério da Saúde informa: o aleitamento materno evita infecções e alergias e é recomendado até os 2 (dois) anos de idade ou mais.