26/08/2020

Rotina de Limpeza e Organização

Notícia

Categoria Vida Saudável
A limpeza e a organização da casa é muito pessoal, pois ela pode variar muito de acordo com os hábitos da casa, estilo de vida, se tem criança, pets e etc.
Mas pensando em elaborar a sua rotina de limpeza, listamos aqui algumas dicas que podem ser implementadas no seu lar e facilitar ainda mais o seu dia-a-dia.
As dicas são focadas para quem não tem (ou não quer perder) muito tempo com a organização da casa, que trabalha fora ou possui outras atividades durante o dia:

- Crie um cronograma
Pense nas atividades que são essenciais de se realizar diariamente, semanal, quinzenal, mensal e até semestral. Tendo tudo isso anotado, saberá exatamente o que precisa para manter a casa em ordem, sem perder muito tempo.

- Não faça tudo de uma vez
A partir do cronograma já criado, faça as divisões para não precisar fazer tudo de uma vez. Por exemplo, se precisar lavar e cuidar das roupas, faxinar os quartos e limpar as janelas todas as semanas, coloque uma atividade em cada dia da semana, será menos cansativo e não acumulará tarefas.

- Defina um período
Veja o horário que mais dá certo dentro da sua rotina, e reserve-o diariamente para fazer as atividades da casa. Com este planejamento, você evitará gastar mais tempo do que pode com a limpeza do lar, e poderá organizar as outras tarefas que precisa cumprir naquele dia.

- Faxina Pesada X limpeza de manutenção
Sabemos que fazer aquela faxina pesada é super importante de tempos em tempos. Porém, ela gasta muito tempo e energia, não é mesmo? Crie hábitos em sua casa de limpezas de manutenção rápidas durante os dias, assim quando chegar o dia de faxina pesada, o ambiente não estará tão sujo/desorganizado. Tirar um ítem e voltar para o lugar dele imediatamente ao usar; limpar o chão ou superfície assim que derrubar alguma sujeita; manter os sapatos limpos antes de entrar em casa, são atitudes que colaboram para esta manutenção e irão te economizar tempo e energia.

- Tire um tempo para você
Reserve um ou dois dias na semana onde não irá pensar em limpeza e organização do lar! Isso mesmo, é essencial ter este tempo para relaxar e praticar hobbies. Mantendo a sua rotina durante todos os outros dias, sua casa estará em boas condições para curtir estes momentos só com você ou junto de quem você ama!

- Cronograma de organização
Para facilitar, segue abaixo uma sugestão de cronograma de organização e limpeza que você pode usar. Salve e faça as adequações que precisar, de acordo com as necessidades do seu lar:





O Ministério da Saúde informa: o aleitamento materno evita infecções e alergias e é recomendado até os 2 (dois) anos de idade ou mais.