30/11/2023

SUSTENTABILIDADE NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE LEITE

Notícia

Categoria Ação Social
Na busca por um futuro mais verde e responsável, a Jussara busca constantemente implementar práticas sustentáveis e biodisponíveis em todos os processos de produção do leite e de produtos da Linha Jussara. Além de apoiar projetos e incentivar ações ecológicas em todos as causas sociais promovidas pela Jussara, nós reunimos nesse post algumas aplicações desses ideais na prática cotidiana da Jussara.

A Jussara se orgulha de ser uma parceira ativa do Comitê Verdejar, um projeto do Grupo Mulheres do Brasil que tem como objetivo plantar 1 milhão de árvores em Franca - SP. Essa iniciativa é um passo crucial para restaurar e preservar nosso ecossistema e, principalmente, na região em que a Jussara foi fundada e opera até hoje.

A Jussara também investe em novas tecnologias sustentáveis, como é o caso da Garrafa Longa Vida, que é a primeira garrafa de leite 100% reciclável. Além dela, todas as nossas caixinhas de leite UHT também podem ser recicladas e transformadas em algo novo.

Inclusive, as embalagens sustentáveis em parceria com a Tetra Pak são um pilar essencial em nossos processos ecológicos, uma vez que 84% dessas embalagens são compostas por materiais de fontes responsáveis.

A transformação dos cartonados de Leite UHT Jussara em ecobags é também uma ação ecológica super legal da Jussara, já que cada ecobag em uso evita o consumo de aproximadamente 500 sacolas plásticas. Com uma distribuição anual de 5.000 ecobags, a Jussara contribui para um planeta mais limpo e ecológico.

A Reciclo Jussara é uma iniciativa em parceria com cooperativas locais para a reciclagem de garrafas de Leite Jussara, colaborando para a economia circular e reforçando o compromisso da marca com a reutilização de materiais. Inclusive, cada nova garrafa de Leite Jussara, utiliza cerca de 13% de resina PCR em sua composição, ou seja, obtidas pela reciclagem das garrafas já utilizadas pelos consumidores.

As ações industriais da Jussara também são marcadas por avanços sustentáveis. A redução significativa no consumo de lenha e água, com ganhos de eficiência de 62%, reflete o comprometimento da empresa com práticas mais responsáveis. Além disso, para compensar o uso de lenha, nos comprometemos com o reflorestamento e o plantio anual de mais de 400 mudas para a preservação ambiental.

Além disso, nos preocupamos com o tratamento de efluentes: com uma eficiência de mais de 97%, a Jussara devolve água ao riacho Sapucaizinho em condições superiores às coletadas, mostrando um cuidado extra com os recursos naturais.

A redução do consumo de insumos principais de embalagens e o aumento da reciclagem de resíduos sólidos são outras frentes importantes. Em 2022, mais de 400 toneladas de papel e plástico foram recicladas, beneficiando 15 cooperativas de reciclagem no estado de São Paulo.

A Jussara também investe na educação ambiental, com mais de 30 mil participantes, entre crianças, pais e educadores, ao longo de uma década.

A Jussara reafirma seu compromisso com a sustentabilidade, promovendo ações que visam um futuro mais verde e próspero para todos nós. A cada passo, a marca demonstra seu cuidado com o planeta, contribuindo para um mundo melhor.



O Ministério da Saúde informa: o aleitamento materno evita infecções e alergias e é recomendado até os 2 (dois) anos de idade ou mais.